de 2002
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Transportes Urbanos - Planejamento e Projeto:.
Como entender o transporte hoje?

“Num futuro relativamente próximo, os veículos de todos os modos de transporte serão operados a distância, sem operador ou cobrança a bordo”.


O transporte urbano de passageiros deve observar dois primados básicos: o da hierarquia e o da integração entre os modos de transporte. Modos de transporte estruturais, de grande capacidade, normalmente sobre infra-estrutura ferroviária (metrô, trem de subúrbio, VLT, etc.), atendem às grandes demandas, formando uma rede de amplo espectro. A esta rede se superpõem redes suplementares de modais articuladores e alimentadores, de média e baixa capacidade, onde, no caso, o ônibus é então UNIVERSAL E CONSENSUALMENTE adotado como solução adequada. Esta concepção sistêmica, na qual o conjunto de partes ordenadas tem um objetivo comum é adotada nas maiores cidades do mundo onde o transporte coletivo é modelar. Mesmo em cidades em que a rede estrutural é insuficiente, como em Roma e Milão, por exemplo, a rede de ônibus dá conta do recado com atendimento de qualidade. Roma acaba de adotar, através de uma empresa alemã produtora de softwares, o controle operacional “on line”, que, entre outras coisas, dá ao órgão gestor e as operadoras total domínio da operação, ajustando, em tempo real, a oferta às necessidades da demanda num nível de serviço adequado pré-estabelecido, independentemente das impedâncias do tráfego. A gestão do sistema viário, no seu sentido mais amplo, é integrada à gestão do transporte.
exemplo: donwload
 
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