de 2002
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Gestao de empresas - Operadoras - Diagnóstico de Situação :.

As dificuldades das empresas de ônibus não se encerrariam se os conflitos nas suas relações com o governo fossem reduzidos. Não se trata só do governo arbitrar as tarifas, mas sim de se obter rentabilidade e continuidade de mercado em condições satisfatórias. A empresa de ônibus não pode ser instituição financeira ou de filantropia, mas ao sujeitar-se à regras, mesmo injustas, só pode altera-las por ações políticas que o poder econômico por ela conquistado e sua presença na comunidade lhe conferem. A sobrevivência das empresas de ônibus, ou a sua expansão, por outro lado, depende de ações bem mais simples. De que dificuldades falam os empresários de ônibus hoje:
·das condições de pagamento e da qualidade do diesel?
·dos salários e da qualidade da mão de obra?
·pouco passageiro, concorrência com os ilegais/clandestinos?
·depredação, vandalismo e assaltos?
·muitos reparos de componentes e substituição de peças?
·incapacidade financeira para renovação da frota?
·garagem pequena ou mal equipada?
·não cumprimento dos horários por causa do trânsito?
·limitações do poder público à ampliação do mercado?

 
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